Publicações em Multijogador


Jogos multijogador. Parte 4: Demonstração

May 3, 2021 |  Categories:  Multiplayer   Multijogador  

<p> Vamos a prática! <p> Temos aqui um demo que implementa os conceitos de Predição no Cliente, Reconciliação com o Servidor e Interpolação de Entidades. Este projeto foi desenvolvido usando a engine Godot (<a href="https://godotengine.org/">godotengine.org</a>). <p> Os conceitos aqui implementados são universais e servem para qualquer engine, salvo diferenças de sintaxe e API que devem vari...

Jogos multijogador. Parte 3: Interpolação e Compensação de Lag

April 30, 2021 |  Categories:  Multiplayer   Multijogador  

<p>Nos artigos anteriores, vimos como empregar a arquitetura cliente-servidor para impedir que cheaters atrapalhem a vida de jogadores honestos. Também estudamos maneiras de lidar com as imperfeições da rede, utilizando da predição no cliente e da reconciliação com o servidor para fazer com que a movimentação do jogador seja fluída e mantenha-se sincronizada com o estado de jogo observado pelos de...

Jogos multijogador. Parte 2: predição e reconciliação

April 26, 2021 |  Categories:  Multiplayer   Multijogador  

<p>No artigo anterior vimos como lidar com cheaters utilizando um modelo conhecido como arquitetura cliente-servidor. Também analisamos as limitações desse modelo, advindas das limitações existentes em nossas redes de internet. <h2>Predição no cliente</h2> <p>Na implementação descrita anteriormente, o cliente não passa de um terminal burro. Ou seja, apenas envia os comandos do jogador ao ser...

Jogos multijogador. Parte 1: arquitetura cliente-servidor

April 21, 2021 |  Categories:  Multiplayer   Multijogador  

<p>Os jogos que mais gosto são de longe os jogos multijogador. No mundo do entretenimento, não há nada mais legal do que conectar-se a amigos e oponentes que estão há quilômetros de distância, cooperando e competindo num mundo virtual compartilhado em tempo real. Toda essa diversão, no entanto, não vem fácil! Jogos multijogador são notoriamente mais difíceis de desenvolver do que jogos individuais...